Na busca por uma comunicação escolar simples e eficiente e em sintonia com o mundo atual, grande parte das instituições de ensino dá início a uma jornada para encontrar um meio que consiga atender essas demandas de forma plena. Muitas delas, assim como vocês, optam por utilizar o ClassApp, pois entendem que ele é a ferramenta mais alinhada com os objetivos da sua escola.
Mas, como obter o máximo de benefícios do aplicativo, de forma que ele atenda às necessidades e expectativas de comunicação tanto para os pais quanto para o colégio?
Nós, consultores da ClassApp, acreditamos que a chave para o sucesso do app na sua escola pode estar no treinamento e preparo da sua equipe!
Receios
Ao adotar o uso da nossa ferramenta como comunicador oficial do colégio, muitas instituições demonstram certo receio por imaginar que o volume de trabalho dos responsáveis pelo fluxo de comunicação vai aumentar consideravelmente. Afinal, pensam que, como os pais terão acesso à comunicação com a escola de forma tão ágil e prática, será necessário deslocar um colaborador apenas para administrar o aplicativo ou até mesmo fazer contratações para essa função. Mas, pode ficar tranquilo, pois, na prática, observamos que isso não acontece!
Aliás, com a comunicação mais organizada e gerenciável e com os respectivos canais bem pontuados e esclarecido aos pais, a tendência é que o diálogo escola-família seja simplificado. Desta forma, destacamos que apenas uma boa capacitação e alinhamento da equipe para o uso do ClassApp podem ser suficientes.
Capacitação
Quando a escola consegue preparar bem seus funcionários na ferramenta, há reflexos positivos nos processos internos e externos que envolvem a instituição. Melhor gerenciamento de tempo, facilidades na organização dos conteúdos e na documentação do fluxo de comunicação são apenas alguns exemplos dos benefícios para a escola de concentrar as informações importantes de cada aluno em um único meio.
Já do ponto de vista dos pais, a experiência de estar “a um clique” do acesso à vida escolar dos filhos é muito mais enriquecedora, se comparada à vivência proporcionada pelos meios analógicos.
Mas, afinal, de que forma posso capacitar minha equipe para tirar bom proveito das vantagens do ClassApp?
Passo a passo
O processo de capacitação pode ser dividido em 3 tópicos centrais:
-
ALINHAMENTO DE EQUIPE
Primeiramente, a equipe deve estar alinhada em relação à proposta da escola sobre o uso do ClassApp. Reuniões periódicas internas podem ser de grande ajuda para fazer esse posicionamento, principalmente para definir como cada área da escola utilizará a ferramenta. Pela nossa experiência na consultoria vemos que, quando a equipe entende o propósito do ClassApp, é muito mais fácil aprender a utilizar suas funcionalidades, assim como identificar e filtrar quais conteúdos são relevantes para os pais. E assim, o trabalho de todos é facilmente otimizado.
-
DEFININDO CADA PAPEL
Depois de transmitir para a equipe quais são os objetivos do app, é de extrema importância definir o papel de cada colaborador dentro dele. Só assim, a escola poderá acompanhar e avaliar suas metas de desempenho nesse novo formato de comunicação.
Desta forma, o ideal é que, antes do ClassApp chegar à etapa de uso pelos pais e alunos, é primordial que a ideia esteja bem difundida dentro da organização. Afinal, seus funcionários, ao lado das famílias, serão os usuários mais frequentes do aplicativo. Então, se a equipe tiver o domínio do ClassApp, sabendo como utilizar a ferramenta e quais conteúdos postar, aumentam as chances de que a escola atinja resultados positivos em adesão e na eficiência da sua comunicação via ClassApp.
-
NA PRÁTICA
Por fim, o último passo é a capacitação técnica. Na prática, é importante que toda a equipe escolar reserve um tempo para estudar o aplicativo e as suas funcionalidades e ter a ciência de que, como qualquer ferramenta, quanto maior o tempo de uso, maior será sua compreensão.
Com a equipe bem treinada no ClassApp, eles podem, inclusive, se tornar “defensores” da nova ferramenta, assim como auxiliar pais e alunos nas possíveis dúvidas que venham a surgir quando o app passar a ser usado por toda comunidade escolar.
Como fazer:
Para ajudar você a treinar sua equipe a fazer um bom uso do ClassApp, nós disponibilizamos algumas ferramentas:
Capacitação Online:
A equipe pode iniciar seu treinamento na ferramenta fazendo uma capacitação online. Trata-se de um curso gratuito, com duração de 12 minutos, composto por vídeos e “quizzes” que reforçam como utilizar as funcionalidades do ClassApp, além de abordar algumas estratégias eficientes de comunicação. Ele está dividido em dois módulos: a capacitação de equipe – destinada a todos os colaboradores do colégio que utilizam o ClassApp; e capacitação para administradores – destinada àqueles que vão gerenciar o sistema do aplicativo.
Dúvidas Frequentes:
As dúvidas mais frequentes dos pais, dos alunos, dos administradores e da equipe de forma geral podem ser esclarecidas pela nossa página de ajuda, com artigos bem simples e completos que mostram com imagens interativas o passo a passo de utilização e configuração de várias funcionalidades. Por lá também, as novidades e atualizações do ClassApp podem ser acompanhadas, tanto pela escola como pelas famílias.
Suporte:
Caso ainda assim haja alguma dúvida ou eventual problema no uso do ClassApp, nossa equipe de suporte técnico está disponível para atendimento online de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30, e pode ser consultada sempre que necessário. Para falar com o chat, basta acessar nosso site oficial e clicar em “ajuda”, no canto direito inferior da página. Também é possível enviar sua dúvida para o e-mail: suporte@classapp.com.br
Esperamos que depois das nossas dicas a sua escola consiga obter cada vez mais sucesso através do uso do ClassApp. Definir um objetivo, planejar e trabalhar em conjunto podem ser ações chaves para isso. Afinal, acreditamos que atingir bons resultados não depende de horas exaustivas de trabalho, mas sim da eficiência e da integração da equipe.
Autora:Bianca TardimEstudante de Administração com habilitação em Comércio Internacional pela Unicamp, onde sempre sonhou estudar. Com apenas 21 anos, integra o time da ClassApp, atuando na área de Sucesso do Cliente. Apaixonada por ajudar o próximo e impactar o seu redor, trabalha como consultora focada no aperfeiçoamento das relações entre as escolas e as famílias. |