Uma das dúvidas mais comuns que as escolas se deparam ao iniciar o uso no ClassApp é se devem ou não disponibilizar o aplicativo para a comunicação entre o corpo docente e as famílias. Inseguranças relacionadas ao conteúdo e às boas práticas nessa proximidade reforçam esse sentimento.
No entanto, do ponto de vista dos pais, existe um anseio natural de não apenas conhecer os professores dos seus filhos, mas também, de comunicar-se com eles. Afinal, ter um diálogo direto com os docentes é uma das formas mais eficientes para as famílias terem a segurança de que, no dia a dia, a escola está promovendo aquilo que prometeu momento da matrícula.
Cientes disso, muitos colégios permitem o contato direto entre pais e professores via ClassApp justamente por enxergar nessa proximidade oportunidades diárias de transmitir, de forma íntima, os valores da instituição.
O colégio COC Lyva, de Ibitinga (SP), vivia no outro extremo desse cenário, até o final do ano passado. Com a prática de enviar recados somente por meio de bilhetes, a escola carecia de um método mais eficiente de contato e era alvo frequente de reclamações quanto a avisos não recebidos, principalmente de pais de alunos do ensino fundamental 2 e do ensino médio.
Sem saber ao certo o que se passava nas aulas, muitos pais achavam que a escola não realizava tarefas suficientes e constantemente buscavam explicações no colégio, quebrando a relação de confiança antes estabelecida. Além disso, as informações sobre eventos e reuniões presenciais nem sempre eram repassadas adequadamente pelos estudantes aos pais.
“Quando tinha reunião ou precisávamos conversar a respeito do aluno, os pais não ficavam sabendo e isso complicava o nosso trabalho. Uma vez marcamos uma reunião com horários separados, cada pai em um momento específico para conversarmos em particular e isso tudo estava no bilhete, mas um aluno só avisou aos pais que teria reunião e esqueceu de falar o horário deles. Daí a mãe chegou lá e dissemos que ela estava atrasada e ela já ficou brava, alegando que ninguém tinha avisado”, relatou Maria Eugenia Ferraz Gomes, mantenedora e diretora da escola.
Registro da comunicação
Para minimizar os problemas, a escola foi em busca de um meio especializado em comunicação escolar, que possibilitasse o envio de informações em tempo real e registrasse todo o conteúdo compartilhado, oferecendo maior segurança à escola e melhor diálogo com os pais. E assim, chegaram ao ClassApp que, desde o início de 2018, passou a ser utilizado para a troca de todo conteúdo relacionados à rotina dos alunos.
Participação da equipe
Desde a implantação, a escola já trabalhou com a ideia de colocar os professores em diálogo direto com os pais e alunos. Tanto é que os primeiros a terem contato com o ClassApp no COC Lyva foram justamente os docentes, que receberam informações detalhadas sobre o melhor uso da ferramenta, a partir de uma consultoria oferecida pela própria empresa. Com o objetivo de afinar o discurso, esse serviço trabalha para aprofundar o uso do ClassApp, auxiliando no engajamento da equipe e na criação de uma comunicação realmente eficiente com alunos e famílias.
Quando apresentamos o aplicativo para os professores explicamos que facilitaria muito nosso trabalho, fizemos uma reunião e também um treinamento que foi ótimo, pois aproximou o ClassApp dos professores que tiraram todas as dúvidas para começarem a utilizar”, contou a diretora.
Com os professores preparados para usar a ferramenta, chegou o momento de informar pais e alunos sobre a adoção e uso do app. Assim, o Colégio convocou os estudantes e seus familiares para uma reunião na qual a ferramenta foi apresentada passo a passo, por meio de slides, e os auxiliou a fazer o download em seus celulares.
“Tivemos muita receptividade de todos os envolvidos, fator que foi fundamental para o sucesso no funcionamento do ClassApp”, ressaltou a coordenadora pedagógica da escola, Patrícia Gomes Barca Ferrari.
Assuntos reportados pelo aplicativo
Estabelecer quais assuntos seriam reportados aos pais foi a etapa seguinte. Para chegar ao desenho de um fluxo de comunicação que permeasse toda escola, foi necessário um esforço conjunto de toda equipe para dar conta de criar canais que envolvessem desde atividades pedagógicas, como tarefas e provas, viagens escolares, reuniões com a coordenação e direção até festas e eventos promovidos em datas comemorativas, além de um canal específico para envio de boletos.
Após definido os canais, o Colégio deu início à comunicação via ClassApp e conseguiu acabar de vez com os recados em papel, além de aproximar ainda mais os professores da comunidade.
A ferramenta tornou a tríade escola professores e família elementos ativos do dia a dia dos educandos com a sensação de diálogo efetivo. O resultado dessa conexão direta é o sucesso de todos os envolvidos no aprendizado e a melhoria do rendimento dos alunos”, destacou Patrícia.
O que mudou
Para a diretora, Maria Eugênia, transformar os professores nos principais agentes comunicadores da escola trouxe inúmeras vantagens, em especial a possibilidade de transmitir informações instantaneamente.
Depois que implantamos o aplicativo, os pais sabem de tudo o que acontece na escola em tempo real, pois no momento das aulas os professores já mandam a tarefa para o aluno e para os pais, com isso eles se aproximaram mais da escola e ficaram por dentro de tudo que acontece”, destacou.
Já para o professor de Geografia e Atualidades, Rafael de Castro Hirabahasi, o uso da ferramenta aumentou o nível de confiança entre pais e escola, permitindo uma solução conjunta para os problemas enfrentados pelos estudantes.
Ele destaca ainda que um dos principais ganhos com o uso da ferramenta foi certificar aos pais o horário de encerramento de seus grupos de estudo, oferecidos em horário diferente das aulas.“Tinha muito receio das crianças não estarem sendo sinceras com os pais em relação ao horário em que saíam, por exemplo. Então resolvi começar a enviar mensagens para os responsáveis assim que os alunos deixam a minha sala. Recebi alguns elogios por parte dos pais, então imagino que esteja contribuindo para a nossa relação de confiança”, comentou.
A comunicação mais centralizada em uma ferramenta virtual também melhorou o relacionamento com os estudantes, de acordo com o professor. “Posso enviar materiais em formatos diferentes, notícias e matérias relacionadas aos assuntos das aulas. E eu tenho tido resultados muito bons em relação ao desempenho dos alunos, por isso acho que o aplicativo tem ajudado muito”, destacou.
Escola, professores e pais em sintonia
Após seis meses de uso, a diretora Maria Eugênia conta que o ClassApp, aliado a outras estratégias de comunicação disponíveis na escola – como um programa para divulgação das notas dos alunos diretamente aos pais – contribuiu para aumentar a participação da família na rotina do colégio.
Ao meu ver, a importância dessa mudança foi a maior participação dos pais na vida escolar dos filhos, antes eles não vinham muito nos falar os acontecimentos e agora eles respondem as mensagens, se estão com alguma dúvida perguntam, conseguimos trazê-los um pouco mais para perto e essa parceria escola e família é super importante”.
E na sua escola, como está a comunicação com os pais? Ficaremos felizes em conhecer outras iniciativas de sucesso!