A principal expectativa de uma escola que acaba de firmar uma parceria com a ClassApp é melhorar sua comunicação com as famílias. Ou seja, ter uma ferramenta adequada para poder compartilhar momentos, assuntos pedagógicos, comunicados institucionais e pessoais e realizar todo tipo de interação que essa relação necessita.
Assim, para alcançar esse propósito, logo que adere ao ClassApp, a escola passa pelo processo de implantação e de capacitação para saber como tirar o melhor proveito da ferramenta e, naturalmente, se enche de expectativas de que todos os seus problemas de comunicação serão rapidamente resolvidos. Afinal, o que poderia dar errado para que esse objetivo não seja alcançado?
A resposta é simples: Muitas escolas não conseguem envolver e engajar 100% da sua comunidade no novo projeto. E isso pode ser um tanto frustrante. Afinal, do que adianta um espaço adequado para comunicação se ninguém o frequenta?
Mas, será que existe um mais caminho assertivo para alavancar a adesão no uso do ClassApp na sua escola? Sim! E vamos revelar aqui no Clube ClassApp os 3 principais segredos que vão ajudar a engajar 100% do seu público.
Eles foram baseados em estudos, práticas no acompanhamento de instituições de ensino de diferentes tamanhos e localidades que, entre acertos e erros, obtiveram sucesso na desafiante jornada de conquistar adesão total.
Neste post, vou compartilhar a primeira dica:
Capriche na divulgação
O primeiro passo para alcançar uma boa adesão no ClassApp é fazer uma ampla divulgação do app entre equipe, pais e alunos. Para isso, sugerimos que os gestores observem alguns passos que podem ser estratégicos nesse processo, começa em ações de macro alcance até chegar em medidas mais individuais:
1. Escolha um responsável
O ideal é que a escola eleja um responsável oficial pelo ClassApp dentro da instituição que fique encarregado de acompanhar de perto todo o projeto. E uma das primeiras tarefas desse colaborador é certificar-se de que o alinhamento e a divulgação interna foram bem feitos. Isso porque é muito importante que a equipe de funcionários tenha sido apresentada ao ClassApp e entenda a sua importância para comunicação escolar. Com uma equipe segura e comprometida a fazer dar certo, fica muito mais fácil “vender a ideia” a pais e alunos. Outro ponto que o colaborador responsável pelo ClassApp deve estar atento é quanto ao cadastro de usuários que precisa estar sempre atualizado para que ninguém fique de fora da nova ferramenta de comunicação.
2. Mídias sociais
Após o alinhamento interno, está na hora de começar a propagar a novidade aos pais e alunos. Afinal, são eles os principais beneficiados com a chegada do novo meio de comunicação. As escolas com melhores experiências em adesão nos mostram que usar meios de comunicação de grande alcance como Facebook, Instagram, Site Institucional e até mesmo Banners Físicos no mural da escola, por exemplo, podem ser excelentes ações para fazer a notícia da adoção do ClassApp chegar à toda comunidade do seu colégio.
3. E-mail marketing e bilhetes
Apenas com o primeiro anúncio nesses canais de grande alcance já será possível gerar uma ansiedade e uma grande expectativa nos pais e alunos – é exatamente essa a intenção! Agora, para ser ainda mais assertivo é chegada a hora de oferecer mais informações e insumos a eles. E para essa etapa, indicamos usar meios de comunicação mais pessoais, tais como e-mail, agenda e bilhetes. Através desses canais, é possível detalhar quais as vantagens de uso do ClassApp e explicar a fundo como ele facilitará a comunicação entre escola-família.
4. Reuniões e ligações
A partir da realização das ações listadas acima, é bem provável que mais da metade dos pais e alunos já tenham se cadastrado no ClassApp para começar a usar a ferramenta.
Mas, como “nem tudo são flores”, mesmo com uma divulgação bem feita é possível que uma parcela significativa de famílias não façam adesão rápida ao aplicativo. Neste ponto, a estratégia é dar início às ações individuais de divulgação, a fim de entender o motivo pelo qual cada família ainda não aderiu ao novo meio de comunicação e como a escola pode ajudá-la neste processo. Nesse caso, ligações e reuniões individuais costumam ser meios eficientes.
Para quem está saindo da implantação, outra medida que ajuda impulsionar a adesão é alinhar as datas de divulgação com o dia escolhido para o disparo dos convites. Ou seja, se a inauguração do ClassApp na escola foi marcada para uma sexta-feira, por exemplo, você pode passar a semana divulgando o aplicativo e, na véspera do disparo, avisar às famílias que amanhã é “o Dia D”. Essas ações ‘casadas” costumam ter resultados mais positivos no aumento dos índices de engajamento do ClassApp, logo nos primeiros dias de uso.
No próximo texto, vou compartilhar o segundo pilar de sucesso para alcançar uma adesão rumo aos 100%.
O que achou da primeira dica? Usou alguma estratégia em termos de divulgação que não abordei nesse texto? Compartilhe com a gente!
Autor:Willian FerreiraGraduando em Administração na UNICAMP, é apaixonado pelas interações interpessoais que a vida proporciona. Não ao acaso, é Consultor de Sucesso do Cliente na ClassApp, sendo responsável por ajudar no relacionamento de mais de 50 mil pessoas, entre educadores, pais e alunos. Além de facilitar interações, acredita que seu trabalho pode influenciar escolas e famílias a construírem experiências de alto valor agregado. Morou na Califórnia (EUA) para estudar inglês e para ter contato com diferentes culturas e, assim, ampliar sua capacidade de estabelecer relacionamentos de qualidade. Amante de esportes, todos os dias arranja tempo para praticar futsal: sua paixão de longa data. |